Foto: Arquivo Pessoal
Na madrugada deste sábado (14), o avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou no aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com brasileiros repatriados de Israel. Entre os resgatados, está o pastor da Igreja Batista Nacional Levi Oliveira, que mora em Santa Maria há mais de 20 anos. O voo chegou em solo brasileiro às 2h44min com 207 brasileiros que pediram ajuda ao governo brasileiro para a repatriação depois que Israel foi atacado pelo grupo extremista palestino Hamas, no último sábado (7).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O pastor Levi desembarcou em Israel há uma semana para uma missão: ministrar um curso bíblico com peregrinos e estava em Tiberiades, cidade a pouco mais de 100 Km da Faixa de Gaza.
Em suas redes sociais, o pastor compartilhou o momento da chegada do voo no Rio de Janeiro e se disse aliviado, agradecendo as orações. Um vídeo publicado por ele mostra os repatriados cantando o hino nacional durante a chegada no país, ainda dentro do avião.
Em outra publicação, Levi agradeceu a recepção da FAB ao registrar o café da manhã preparado para receber os repatriados.
— A FAB nos recepcionou com um café da manhã aqui no aeroporto. O atendimento deles foi espetacular. Pessoal da força aérea está de parabéns por todo o processo. Maravilhoso — elogiou.
Já em direção a Santa Maria, o pastor chegou em Porto Alegre, no aeroporto Salgado Filho às 10h40min deste sábado. A previsão é que ele chegue ao coração do Estado no final da tarde.
Repatriação
Dezesseis brasileiros chegaram neste sábado (14) à cidade de Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza, e estão hospedados no prédio de uma família palestina brasileira. O grupo estava até a manhã de hoje em uma escola católica na região da Cidade de Gaza, aguardando o início da operação de repatriação. A travessia chegou a ser suspensa pelo Itamaraty por motivos de segurança, mas o agravamento da situação do conflito fez com que o transporte ocorresse em caráter emergencial.
Leia mais:
- Pastor de Santa Maria relata momentos vividos durante os ataques em Israel
- Diário Explica: entenda o conflito entre israelenses e palestinos
- Avião com morador de Santa Maria que estava em Israel chegará neste sábado
Vítimas brasileiras
O governo confirmou a terceira morte brasileira em Israel, nesta sexta-feira (13). O corpo da brasileira Karla Stelzer Mendes foi encontrado morto. Ela estava desaparecida desde sábado (7). Outras duas mortes haviam sido confirmadas anteriormente. Bruna Valeanu e Ranani Glazer também estavam desaparecidos desde sábado (7). Eles estavam na festa que foi atacada pelo grupo palestino.